ITÁPOLIS - CIDADE DAS PEDRAS (Pequeno histórico)

Nomes que passaram:
1º - 1871 – Espírito Santo do Córrego das Pedras.
2º - 1891 – Boa Vista das Pedras (Decreto 161), de 24 de abril de 1891.
3° - 1906 – Pedras (Lei 1021) de 06/06/1906.
4° - 1910 – Itápolis (Lei 1234 de 22/12/1910)

CLIQUE AQUI E VEJA O DOCUMENTO ORIGINAL


BANDEIRA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS

A Bandeira Municipal de Itápolis, de autoria do Prof.º Arcinoé Antonio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heroldica Municipalista, será esquartelada em sautor, sendo os quartéis nas cores alternadas de azul e vermelha, construído por faixas brancas de dois módulos de largura, carregadas de sobre faixas pretas de um módulo, dispostas em banda e em barra unindo os cantos da Bandeira e entrecruzando-se ao centro, tendo neste ponto, brocante, um círculo branco de oito módulos de circunferências, onde o Brasão é aplicado.

O Brasão, aplicado na Bandeira representa o Governo Municipal e o circulo branco onde é contido, representa a própria cidade – Sede do Município – cor branca é símbolo de paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade. As faixas brancas carregadas de sobre faixas pretas que esquartelam a Bandeira, é a irradiação do Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território.

A cor preta é a austeridade, prudência, sabedoria, moderação, firmeza de caráter. Os quartéis em cor azul e vermelho, representam as propriedades rurais existentes no território municipal. O azul simboliza a justiça, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, recreação e formosura. O vermelho é a dedicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia.