NOSSA HISTÓRIA - Desde 1973 trabalhando para a melhoria de vida da população

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itápolis foi criado em 08 de Dezembro 1973, com personalidade jurídica própria e autonomia econômica, financeira e administrativa, pelo então Prefeito Carlos Antonio Dultra, oficializado pela lei nº 685 de Dezembro de 1973.

Na época de sua criação o SAAE de Itápolis funcionava no mesmo prédio da Prefeitura Municipal de Itápolis no centro da cidade que onde hoje se localiza a Secretaria de Cultura de Itápolis, inicialmente o SAAEI contava com funcionários cedidos pela Municipalidade, e aos poucos conseguiu montar seu próprio quadro de servidores.

A captação de Água do Município na década de 1970 era suprida em aproximadamente 50% pelas minas localizadas em uma pequena reserva florestal, hoje denominada de Área de Laser dos Funcionários Públicos Municipais.

Por volta do ano de 1978 a sede do SAAEI separou-se fisicamente da Prefeitura e passou a funcionar na Rua Barão do Rio branco em frente à antiga Rádio Difusora de Itápolis em um prédio alugado.

A medida em que a cidade cresceu foi necessárias as perfurações de poços profundos para aumentar a oferta de água potável para a população, atualmente o município conta com 9 poços artesianos e 2 captações de manancial.

Com o passar dos anos o SAAE de Itápolis construiu sua sede própria onde trabalha até hoje na Rua Odilon Negrão, nº 917, imóvel que em abril de 1992, pelo decreto nº 3040, passou a denominar-se Edifício Vicente Palmitesta em homenagem ao antigo Diretor do SAAEI.

Tendo como responsabilidades entre muitas outras, operar, manter, conservar e explorar, diretamente os serviços de água potável e esgoto sanitário, atualmente conta com uma equipe de funcionários que executa com dedicação e responsabilidade os diversos serviços prestados pela autarquia, afim de cada vez mais melhorar e crescer, trabalhando e dedicando-se a servir a população de Itápolis.